Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Janeiro 08 2012

 

Prato de parede reticulado, em faiança da Olaria de Alcobaça, pintado à mão sob o vidrado.

 

Conhecem-se estes mesmos versos aplicados também em pratos sem reticulado e em azulejos desta fábrica.

 

Aproveitando o exemplo datado da grafia deste texto, poderia anunciar-se a adopção neste espaço, a partir deste ano, da grafia preconizada pelo novo Acordo Ortográfico.

 

No entanto, como o período de transição se prolonga até 2015, os textos continuarão a ser publicados com uma grafia conservadora durante mais algum tempo.

 

 

 

© MAFLS


Comecei a ficar interessada por alguma loiça de Alcobaça recentemente. A minha mãe tinha um prato com uma pintura de uma menina com um ar sonhador, parece ser dos anos 50 ou 60, que ficou para mim. Uma coisa leva a outra e adquiri uma jarrinha também com uma pintura de uma mulher jovem. Segundo o carimbo, provém de Alcobaça Fábrica (?) Pupa. Já pesquisei o que foi possível mas não encontrei nada sobre estas meninas/senhoras.Não é pelo valor, a jarrinha foi muito barata, é que acho as pinturinhas verdadeiramente encantadoras e pressinto que vou embarcar numa (mais uma!) colecção (ainda não aderi ao acordo ortográfico!). Se me pudesse indicar bibliografia ou sites com informação, ficar-lhe-ia muito grata!
Obrigada
Balbina Oliveira a 17 de Janeiro de 2012 às 20:47

Boa noite, Balbina Oliveira.

Alguma da pouca bibliografia existente sobre a cerâmica de Alcobaça já foi indicada neste espaço.

Acrescentaria apenas o catálogo da exposição realizada em 2011, no Mosteiro de Alcobaça – Cerâmica em Alcobaça, 1875 até ao Presente: CeRamICa PLUS.

Felicidades para a sua nova colecção.

Saudações!

Obrigada pela gentileza e, já agora, parabéns pelo seu blog.

Boa noite

Balbina Oliveira a 20 de Janeiro de 2012 às 20:18

Prometo que não volto a incomodá-lo, mas é para lhe agradecer novamente! A minha jarra afinal é da ELPA. Recorri às fontes por si indicadas e, inclusivamente, ao seu outro blog Outras Fábricas, Outras louças, onde encontrei bastante informação sobre a fábrica. Mais uma vez , obrigada!
Anónimo a 22 de Janeiro de 2012 às 20:22

mais sobre mim
Janeiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12

16
18
20

24
26



pesquisar