Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Agosto 26 2012

 

Prato raso estampado, a preto sob o vidrado, com o motivo Veneza.

 

Apesar das reservas quanto à identificação deste motivo registadas no catálogo da exposição Primeiras Peças da Produção da Fábrica de Loiça de Sacavém: O Papel do Coleccionador, realizada em 2004 no Museu de Cerâmica de Sacavém, pode constatar-se pelo comentário publicado abaixo que as mesmas já não se justificam.

 

No tardoz, notem-se os dois orifícios que iriam servir para consolidar o prato através da colocação de um gato metálico unindo as fissuras.

 

 

© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 21:01

boa noite.

só para referir que não existem dúvidas quando ao nome do motivo do prato hoje apresentado.

felizmente tive a sorte de ter visto um exemplar tal desenho pertencente ao período Real Fábrica de Sacavém, com o motivo estampado por baixo da marca referida.

envio por e-mail uma foto com montagem do prato e e sua marca no caso de querer completar o post.

Mercador Veneziano
Mercador Veneziano a 26 de Agosto de 2012 às 21:26

Grato pela confirmação e pela fotografia, Mercador, que já motivou a reescrita do texto.

Saudações!
blogdaruanove a 2 de Setembro de 2012 às 12:09

Boa noite. Tenho algumas peças da fls. Gostaria que me esclarece-se uma duvida. O que querem dizer, os pequenos pontos que formam um triangulo, em varias zonas, da parte de trás dos pratos. Alguns desses pontos, notam-se na parte da frente, que é disfarçado com massa. Isso tira valor ás peças, ou é uma marca de fabrico até uma determinada data. Gostaria que me informa-se o nome dos motivos da fls. Obrigado com a atenção prestada.
Célia a 13 de Outubro de 2013 às 21:56

Boa noite, "Célia".

As pequenas marcas que refere correspondem certamente aos apoios das trempes que, até determinada época, serviam para separar as diversas peças no forno.

É por isso vulgar encontrar tais marcas não vidradas nos pratos, travessas e peças similares do século XIX, e até do século XX. A ausência de tal vidrado indica pois uma certa antiguidade, ou um certo processo artesanal de fabrico, e, ao contrário dos cabelos, esbeiçadelas , ou outros danos posteriores, não retira qualquer valor às peças, pois estas saíram assim mesmo da fábrica.

Poderá encontrar referências a alguns motivos da FLS neste espaço, sob as etiquetas motivo Estátua, motivo Beira, etc., bem como na publicação do MCS referida neste artigo - Primeiras Peças da Produção da Fábrica de Loiça de Sacavém: O Papel do Coleccionador.

Saudações.
blogdaruanove a 14 de Outubro de 2013 às 00:13

mais sobre mim
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

13
15
17

21
23

27
29
31


pesquisar