Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Agosto 18 2012

 

Apenas uma pequena nota para recordar que a exposição A Arte Nova nos Azulejos em Portugal (http://mfls.blogs.sapo.pt/171382.html) continua aberta ao público no Museu de Cerâmica de Sacavém.

 

Inaugurada no passado dia 18 de Maio, esta exposição estará patente até 31 de Janeiro de 2013.

 

Com cerca de 20,2 x 20,2 cm. e sem qualquer marca no tardoz, mas de possível fabrico espanhol, este azulejo apresenta motivo e colorido semelhantes a outros exemplares actualmente em exibição no MCS. 

 

© MAFLS 


Acho lindíssimo este azulejo! Adoro a forma das tulipas e esta tonalidade lilás!
Quanto à exposição, reafirmo o interesse da visita, pretendo até repetir a dose :)
Podem-se apreciar na Figueira da Foz vários edifícios com azulejos Arte Nova, há até uma Rota Arte Nova já organizada, com sinalização junto às fachadas, o que me agrada muito porque pelo menos dá mais garantia da sua preservação.
Talvez faça um post sobre isso...
Um abraço
Maria Andrade a 19 de Agosto de 2012 às 09:30

Viva, Maria Andrade.

Uma vez que não se encontra limitado pelos frisos, nem apresenta apenas uma flor, como os exemplares que actualmente se encontram em exposição mo MCS, este motivo é geralmente considerado mais atraente que os restantes. Mas todos revelam atraente colorido e representação floral.

Existem ainda outros interessantíssimos azulejos, a julgar pelas características da pasta e do tardoz, e também pelas dimensões, produzidos na mesma fábrica, com temática egípcia. Não reproduzi qualquer exemplar por estes se incluírem já no revivalismo egípcio do período Art Déco. Mas vontade não faltava... Pode ser que surja o pretexto.

Da Figueira da Foz tenho boas recordações do centro histórico, de alguns bem preservados edifícios e de alguns painéis e frisos azulejares, que ainda ainda há alguns meses tive oportunidade de rever.

Já vi o seu post sobre a Figueira e Buarcos. Venham mais. Pena é que um interessante edíficio próximo do que destacou não se encontre nas mesmas condições...

Saudações!
blogdaruanove a 24 de Agosto de 2012 às 18:39

Gostei imenso do memória e arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém.Tenho uma jarra que pertenceu a minha avó (da Fábrica de Sacavém) e gostaria de saber se o museu aceita doações. Tenho foto digital da jarra assim como as marcas do fundo.Com os meus melhores cumprimentos subcrevo-me.
Atenciosamente
Miguel Fernandes Jorge
Carlos Miguel M.F.Jorge a 17 de Setembro de 2012 às 18:06

Bom dia, Miguel Fernandes Jorge.

Grato pelo apreço manifestado quanto ao trabalho aqui desenvolvido.

O MCS tem vindo a aceitar doações desde a sua fundação, pelo que sugiro o contacto com os seus responsáveis.

Eventualmente, poderá usar este endereço: museu_ceramica@cm-loures.pt , ou o telefone 211 151 082.

Saudações!
blogdaruanove a 20 de Setembro de 2012 às 10:49

mais sobre mim
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

13
15
17

21
23

27
29
31


pesquisar