Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Novembro 03 2012

 

Caixa em faiança, com cerca de 16,4 x 23,2 x 11,8 cm., enquadrável nos modelos vulgarmente denominados em Portugal como caixas boleiras, pois destinavam-se a conter biscoitos, bolachas ou bolos.

 

Embora não apresente qualquer marca, foi certamente produzida numa das fábricas Lusitânia. Na exposição Portuguese Ceramics in the Art Deco Period, realizada nos EUA em 2005, foi exibida uma caixa de formato diferente, mas com as mesmas características decorativas e cores similares, ostentanto a marca CFCL2.

 

Como já foi aqui referido (http://mfls.blogs.sapo.pt/?skip=10&tag=formato+norte), o laranja surge como uma cor característica do período Art Déco, tendo sido usada com profusão na cerâmica europeia e americana desse período. Em Portugal esta cor foi particularmente usada em peças do Candal, da Lusitânia, da FLS e da SP de Coimbra. 

 

Na Europa, em Inglaterra, o laranja foi uma particular imagem de marca das peças de Clarice Cliff (1899-1972), ocorrendo ainda na produção das fábricas Crown Devon, A. E. Gray e Myott. Entre outras, surgiu também com destaque nalgumas peças da fábrica belga Boch Frères Keramis (http://blogdaruaonze.blogs.sapo.pt/133073.html) e da fábrica checoslovaca Amphora (http://blogdaruaonze.blogs.sapo.pt/161780.html).

 

Nos EUA o laranja destacou-se na produção da Hall China e da Homer Laughlin.

 

 

Uma caixa com o mesmo formato da exibida nos EUA e com decoração semelhante, mas noutras cores, foi também apresentada por MUONT no início do mês passado: http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/2012/10/caixa-art-deco-canelada-com-escorridos.html#links.

 

Aliás, a peça hoje apresentada é dedicada aos autores desse espaço, que tanto e tão bem têm vindo a divulgar os paralelismos entre a cerâmica portuguesa e europeia do século XX e recentemente se têm debruçado sobre exemplares de caixas semelhantes a esta.

 

Também porque o MUONT celebrará um ano de publicação nos próximos dias, ser-lhe-á ainda dedicada na próxima terça-feira a imagem de uma caixa alemã em faiança que apresenta decoração praticamente igual a um dos motivos comercializados pela FLS.

 

 

© MAFLS


mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

13
15

19
21
23

27
29


pesquisar