Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Dezembro 09 2012

 

Conjunto de taças e bandeja para aperitivos, com tampa, em faiança da fábrica do Outeiro, em Águeda.

 

Com cerca de 4,5 cm. de altura e 32 cm. de diâmetro este conjunto recorda alguma da produção da fábrica do Carvalhinho, particularmente quanto ao seu vidrado azul, sendo o fundo preto da tampa muito semelhante ao recurso decorativo de algumas variantes do motivo Quinta da FLS.

 

No inventário da Santa Casa da Misericórdia de Águeda há notícia de uma peça da fábrica do Outeiro assinada J. Breda e datada de 1933 (cf. http://memoriadosdescobrimentosnaceramica.blogspot.pt/2011/01/prato-nau-portuguesa-e-cruz-de-cristo.html).

 

 

© MAFLS


Caro MAFLS,
Quando vi este seu post quis logo ir ver as peças que tenho da Fábrica do Outeiro, para ver as marcas, mas só há pouco o fiz (não sei o que faço ao tempo...)
Uma delas, um jarro para água(?) de formato elegante, com uma grande coroa real, também está marcada J. Breda, mas depois tem uns traços que parecem um M e um L, seguidos de 27.
Depreendi que pode ser de 1927... Será?
Cumprimentos
Maria Andrade a 10 de Dezembro de 2012 às 22:21

Bom dia, Maria Andrade.

Não sei se esse poderá ser o caso, mas creio que a fábrica do Outeiro não tinha o hábito de datar a maioria das peças como, por exemplo, a Sant'Anna. Inclinar-me-ia mais para número correspondente a formato ou decoração.

O post com a sua lembrança de Natal já está pronto. Um exemplar de faiança da região do Porto, decorado a azul. Para o Luís Montalvão (a nossa estrela do programa da Júlia!), será decoração verde e amarela...

Quanto ao tempo... tempus fugit, e cada vez aumenta mais a sua velocidade enquanto nós diminuímos cada vez mais a nossa...

Saudações!

Cá fico a aguardar ansiosamente essa lembrança especial !!!
Maria Andrade a 12 de Dezembro de 2012 às 21:40

mais sobre mim
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13

17
19
21




pesquisar