Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Dezembro 23 2012

 

Porque é Natal, afasta-se esta entrada das habituais produções cerâmicas, num gesto de saudação a compagnons de route que se dedicam à cerâmica mas também abordam outras temáticas – a Maria Andrade, do Arte, Livros e Velharias (http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/), e o Luís Montalvão, do Velharias (http://velhariasdoluis.blogspot.pt/).

 

Para eles aqui fica uma imagem inédita, e algo distinta das representações indo-portuguesas mais conhecidas, de um Menino Jesus Bom Pastor. Com efeito, relativamente a essas representações, nota-se aqui a falta do cordeiro sobre o ombro esquerdo, vêem-se as mangas descobrindo os cotovelos, surgindo ainda a mão direita numa posição pouco vulgar.

 

Sempre que observo esta peça, penso na posição da mão direita do São Jerónimo pintado em 1521 por Albrecht Dürer (1471-1528), o qual está patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa (http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/pt-PT/exposicao%20permanente/obras%20referencia/ContentDetail.aspx?id=215), pelo que tendo a esquecer a inspiração budista da posição, do trejeito e da beatífica expressão facial presente na maioria das imagens destas pequenas esculturas (http://velhariasdoluis.blogspot.pt/2012/07/menino-jesus-bom-pastor.html).

 

São Jerónimo (1521), por Albrecht Dürer (1471-1528). © M.N.A.A., Lisboa.

 

Não fiquem por esta dedicatória prévia ressentidos os autores de CMP* (http://ceramicamodernistaemportugal.blogspot.pt/) e de MUONT (http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/), pois para eles, tal como para os anteriores, se seguirão imagens expressamente dedicadas nos outros cinco artigos que hoje serão publicados. 

 

Esta quadra será também a mais adequada para apresentar particulares agradecimentos a Hector Castro, que teve a gentileza de começar a partilhar neste espaço diversas imagens da sua extensa e notável colecção de peças de Sacavém, e a Clive Gilbert, que nos passou a honrar com a publicação das suas memórias.

 

Para todos eles, e para todos os visitantes do MAFLS, aqui fica ainda esta belíssima ilustração de Laura Nogueira Costa (activa nas décadas de 1920 a 1950), executada para um bilhete postal emitido pelos CTT em 1942 e intitulado Adoração do Menino, com os desejos de Felizes Festas.

 

 

© MAFLS


Foi uma ideia muito simpática, caro MAFLS! Pela minha parte, agradeço-lhe muito esta lembrança de nos brindar com peças de excecional qualidade, nesta época de troca de presentes. Não pude corresponder, como gostaria, porque tenho andado em recolhimento natalício... lá calha de vez em quando...
Cumprimentos
Anónimo a 26 de Dezembro de 2012 às 22:35

Ora, ora... Eu é que lhe agradeço as belas peças que tem divulgado, Maria Andrade.

Votos de um excelente 2013!
blogdaruanove a 27 de Dezembro de 2012 às 03:13

Caro MAFLS

Sou um grande grosseirão, que só hoje venho aqui agradecer-llhe as boas festas.

Descobri hoje este seu post por acaso, ao fazer uma das operações de espionagem industrial, que aqui costumo empreender sorrateiramente quando ando à procura de informações sobre Sacavém.

Isto também tem a ver que ainda não percebi muito bem como me tornar seguidor de um blog sapo, para ser avisado automaticamente das actualizações

As minhas desculpas.

PS. Na Casa Museu José Régio de Portalegre há também umas figuras muito engraçadas, os Senhores da Paciência, que são uns Cristos sentados, algo semelante ao pensador de Rodin
Luís Montalvão a 2 de Abril de 2013 às 17:11

Prezado Luís Montalvão:

Grosseria? Não há obrigatoriedade de subscrever uma assinatura do MAFLS nem de fazer visitas periódicas...
: )

Essas representações patentes em Portalegre, e outras semelhantes, fazem-me sempre reflectir sobre muita da iconografia cristã que definhou ou desapareceu com o Concílio Tridentino - a representação de Deus pai segurando uma cruz com Jesus e com uma pomba encimando o conjunto, a representação de Nossa Senhora do Ó, de que existe uma belíssima escultura na sé de Évora, a representação de Nossa senhora do Leite...

Saudações!

MAFLS

mais sobre mim
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13

17
19
21




pesquisar