Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Maio 31 2013

 

Pequena jarra em faiança, da Olaria de Alcobaça, decorada com o motivo Athenea.

 

Conforme se tem vindo a ilustrar (http://mfls.blogs.sapo.pt/tag/decora%C3%A7%C3%A3o+tipo+athenea), três fábricas portuguesas produziram motivos muito semelhantes entre si – a Elpa, a FLS e a OAL, tendo esta última indicado claramente nas suas peças a denominação do motivo, como se pode verificar abaixo.

 

Da produção das fábricas de Alcobaça conhecem-se ainda peças de toucador, nomeadamente pequenas cestas, que ostentam decoração monocromática verde no exterior e apresentam alças, ou outros complementos, em vime ou palhinha.

 

Note-se como, apesar de por vezes o fundo dourado ser semelhante, as representações florais, e as suas tonalidades, permitem distinguir a produção de cada uma das fábricas.

 

 

© MAFLS


Boa noite, trago novidade! :)
Descobri este fim de semana que para além destas três fábricas, também a Estatuária de Coimbra produziu objetos de faiança com este tipo de decoração. Vi à venda uma chávena e pires assim decorados e com essa marca.
Imagino que a influência possa ter vindo de Inglaterra de produções como a de James Kent e outras que eu já partilhei aqui:
http://www.artelivrosevelharias.blogspot.pt/2011/04/e-tempo-de-flores-its-flower-time.html.
Cumprimentos
Maria Andrade a 2 de Junho de 2013 às 22:06

Boa tarde, Maria Andrade.

Interessante novidade, a da produção coimbrã. Afinal parece que temos motivo concorrente com os motivos Estátua e Chorão!

Não pela longevidade da comercialização, mas pelo número de fábricas portuguesas a produzi-lo...

De facto, o fundo dourado das empresas inglesas parece ter inspirado (sem surpresa, não é?...) esta produção nacional.

Grato pela partilha.

Saudações!

MAFLS

Tenho um serviço de cha (herança da minha avo), tendo escrito no fundo ATHENEA OAL 2078. Gostaria de saber por estes dados em que ano tera sido feito e qual o valor estimado presentemente.
Agradecia uma resposta para o mail indicado no registo.

Obrigada

Isabel Mendao
ISABEL MENDAO a 9 de Maio de 2014 às 13:10

Boa tarde, Isabel Mendão.

Não encontrei qualquer outro "mail indicado no registo" para onde endereçar esta resposta.

A inscrição ATHENEA OAL 2078 não permite, só por si, datar com precisão as peças da OAL. O número refere-se ao motivo, e só através dos registos da fábrica se poderia saber em que ano foi lançado o motivo 2078.

De qualquer modo, sabe-se que serviços, e outras peças, com variantes deste motivo foram comercializados em finais da década de 1950 e durante a década de 1960, como já foi referido aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/formatos-da-fabrica-do-carvalhinho-306988.

A fim de se estabelecer um valor para o conjunto que refere, seria necessário obter uma descrição exacta e pormenorizada das condições em que o mesmo se encontra - existência, ou não, de cabelos, esbeiçadelas, manchas, e saber se o conjunto se encontra completo.

De qualquer modo, lamento informar, tal como já aqui foi referido muitas vezes, que o MAFLS não providencia serviços de avaliação.

Saudações.

mais sobre mim
Maio 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

14
16

20
22
24

28
30


pesquisar