Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Junho 01 2013

 

Terrina em faiança, a que falta a tampa, sem qualquer marca visível.

 

Note-se como combina decoração aplicada sobre stencil (chapa recortada), naquilo que parecem ser folhas de feto e na flor, e decoração aplicada à mão livre, na folhagem azul.

 

Repare-se ainda como as cores das folhas de feto poderiam traduzir uma possível manifestação republicana, detalhe que assim permitiria datar esta terrina, hipoteticamente, da década de 1910.

 

Por outro lado, na sequência desta hipotética argumentação, note-se também como a invulgar folhagem a azul poderia traduzir uma manifestação monárquica...

 

© MAFLS


Esta sua terrina despertou-me muito interesse porque tenho uma semelhante, quer em formato, quer em decoração - os mesmos fetos, a flor central, a folhagem azul, os filetes a rosa - e nunca tinha pensado na simbologia a que alude. A verdade é que o verde do feto no meu exemplar não é tão bandeira como aqui .. e o rosa não é vermelho...
De qualquer forma achei muito interessante a sua linha de pensamento que poderia significar a vontade de o oleiro agradar quer a monárquicos quer a republicanos...
Cumprimentos
Maria Andrade a 2 de Junho de 2013 às 22:31

Viva, Maria Andrade.

Espero que tenha ficado bem clara a implícita ironia deste tipo de hipotéticas ilações - "Uma mão cheia de nada, outra de coisa nenhuma"!... : )

Saudações!

MAFLS

PS:

Para melhor ilustrar a expressão de Irene Lisboa, talvez tivesse sido divertido poder evocar ainda o azul celeste da monárquica fitinha de Nossa Senhora da Conceição, juntando-o a este vermelho que poderia ser republicano, embora pareça mais ser rosa... : )

Mas pronto, o azul aproxima-se mais do da bandeira monárquica, mesmo...

Hipotéticas divagações, portanto. : )

Bem, a mim pareceu-me bastante far-fetched, mas se era ironia... ;)
Maria Andrade a 3 de Junho de 2013 às 22:13

Realmente esta terrina tem uma decoração algo confusa, vi um cravo depois os fetos bicolor e mais acima as folhas azuis ... :-) Esta decoração azul parece ter sido realizada por aerógrafo deixando até uma névoa azulada, será? Pena não existir a tampa, faz imensa falta esteticamente.
Até breve!

Boa tarde, Sandra Pena, bem-vinda de volta!

Embora de facto exista essa névoa difusa em alguns pontos, a decoração azul foi pintada à mão, livremente, já depois de aplicadas as outras duas cores.

Não foi utilizado qualquer aerógrafo, à mão livre ou sobre stencil, para produzir esta folhagem azul.

Saudações!

MAFLS

mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11

17
19
21

25
27



pesquisar