Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Setembro 20 2013

 

Bacia degolada, também designada como bacia de barbeiro, com o motivo Estátua, vulgarmente conhecido como Cavalinho, estampado a verde sob o vidrado.

 

Note-se como o motivo central não coincide com o motivo repetidamente utilizado na aba da peça, sendo as diferenças particularmente evidentes nas patas dianteiras do cavalo, na árvore que se encontra por trás da estátua e no edifício em segundo plano.

 

Este facto demonstra quão difícil é uma eventual datação das peças, que ostentam este motivo, exclusivamente através da análise das suas diferentes estampagens, pois vem comprovar que na FLS se utilizavam em simultâneo diferentes variantes do motivo Estátua.

 

Característico do século XIX, este formato permite uma melhor colocação da bacia sob o rosto, a barbear ou lavar, através do recorte que apresenta.

 

Tal como as célebres canecas de bigode, que apresentavam no seu interior um arco para proteger dos líquidos o tradicional bigode usado no século XIX e início do século XX, este formato caíu em desuso na produção cerâmica, embora o seu princípio ergonómico esteja ainda presente no design de muitas peças actuais.

 

Fotografias da peça por Hector Castro, coleccionador e proprietário deste exemplar, a quem se agradece a cedência das imagens.



© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 21:01

Caro MAFLS, este seu post veio dar resposta a uma questão que se me colocou ontem mesmo. Andei a mudar uns pratos que tinha na parede e entre eles estavam 3 do motivo Estátua, de épocas diferentes. Pus-me a comparar as diferenças, pensando que elas podiam ajudar a datar as peças. Afinal vê-se aqui que assim não é.
A bacia é linda, parabéns ap Hector Castro.
Cumprimentos
Maria Andrade a 24 de Setembro de 2013 às 17:56

Prezada Maria Andrade:

Antes de mais, as minhas felicitações pelos três anos de constantes e interessantes publicações no seu espaço Arte, Livros e Velharias (http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/)!

De facto esta peça da colecção de Hector Castro, uma das mais abrangentes e selectivas colecções privadas da produção da FLS, não só ilustra uma invulgar peça desta fábrica como documenta um aspecto interessante da aplicação do motivo Estátua na cerâmica portuguesa.

Saudações!
blogdaruanove a 25 de Setembro de 2013 às 15:32

Bom dia, só agora é que reparei, mas esta bacia degolada é verde. A imagem ficou um pouco escurecida, daí a confusão com a cor preta. Cumpts.
Hector Castro a 8 de Outubro de 2013 às 06:45

Referência cromática alterada, Hector Castro.

Saudações!
blogdaruanove a 9 de Outubro de 2013 às 13:05

Tenho uma peça precisamente igual, mas tem também um jarro.
Francisco Almeida a 18 de Setembro de 2015 às 16:39

mais sobre mim
Setembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13

17
19

23
25
27



pesquisar