Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Dezembro 07 2013

 

Conjunto de chávena de chá e pires, correspondente ao formato Avenida, decorado sobre o vidrado com um motivo floral de inspiração Art Déco.

 

Vejam-se exemplares do formato Coimbra com a variante azul desta decoração aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/tag/motivo+733, e note-se como a chávena do formato Avenida apresentada no desenho do MCS evidencia ligeiras diferenças na asa.

 

O formato Avenida original, que surge naquele desenho, apresentava questões ergonómicas e funcionais não solucionadas, pois não permitia a introdução do indicador na asa e a simples colocação do indicador e do polegar no exterior, para suster a chávena, não contrabalançava a influência da força da gravidade com a chávena cheia.

 

A versão aqui apresentada mostra já uma asa mais alargada, que permite a introdução do indicador, e um diferente ângulo na parte superior dessa asa. Compare-se esta versão com a que foi reproduzida aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/48159.html.

 

A presente imagem consta do catálogo da exposição Portuguese Ceramics in the Art Deco Period, realizada nos EUA em 2005, e é da autoria do fotógrafo João Francisco Vilhena (n. 1965).

 

Note-se que a imagem original foi registada em película e posteriormente digitalizada, o que afectou a sua qualidade e não reflecte as características que uma impressão em papel fotográfico oferece.

 

© MAFLS

 

publicado por blogdaruanove às 21:01

mais sobre mim
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12

16
18
20




pesquisar