Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Dezembro 24 2013

 

Porque é Natal, retomam-se as habituais saudações a quem visita este espaço, em geral, e a companheiras e companheiros da divulgação cerâmica na blogosfera, em particular.

 

Saúdam-se ainda, particularmente, os coleccionadores e as instituições que têm contribuído com imagens de peças das suas colecções para a divulgação cerâmica que aqui se tem vindo a fazer, e envia-se uma especial saudação para Clive Gilbert agradecendo a partilha das suas memórias neste espaço.

 

Porque CMP* (http://ceramicamodernistaemportugal.blogspot.pt/) e MUONT (http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/) se sentirão certamente evocados numa ou noutra peça das que integram The Twelve Days of Christmas deste ano, as ilustrações dedicadas a compagnons de route limitam-se a dois exemplares que evocam mais a heterogeneidade dos espaços de Maria Andrade (http://artelivrosevelharias.blogspot.pt/) e Luís Montalvão (http://velhariasdoluis.blogspot.pt/).

 

Em cima, o rosto daquela que é, aparentemente, pois nem sequer surge referenciada na PORBASE, uma rara e curiosa, porque anotada com um extenso rol de roupa nas diversas guardas, primeira edição em língua portuguesa da consagrada obra Paul et Virginie (1787), de Jacques-Henri de Saint Pierre (1737-1814), paradigma do amor puro e do paraíso perdido.

 

Em baixo, um okimono, provavelmete do período Meiji (1868-1912), representando um pescador com os artefactos da sua arte e o seu pescado, paradigma da prosperidade e abundância.

 

Para todos, votos de Festas Felizes e excelente Ano Novo!

 

publicado por blogdaruanove às 13:09

Muito obrigada pela(s) "prenda(s)" e pela referência, caro MAFLS.
Invejo-lhe a raridade e antiguidade deste exemplar bibliográfico, de que não tenho nenhuma edição, mas que já referi no blogue a propósito de "Études de la Nature" do mesmo autor.
Quanto ao "okimono", lembra-me dois "netsuke" que tenho, mas acho este uma peça superior pela melhor qualidade da execução.
E deixo-lho também os meus votos de Boas Festas e de um ótimo 2014.
Um abraço
Maria Andrade a 26 de Dezembro de 2013 às 21:58

Que coincidência, esta escolha bibliográfica, Maria Andrade... ; )

Não sei como serão os seus, mas, de facto, este okimono também está mais detalhadamente esculpido que alguns dos netsuke que possuo.

Um óptimo 2014, na muito aguardada companhia do benjamim da família!

Saúde e prosperidade!
blogdaruanove a 27 de Dezembro de 2013 às 16:41

Muito obrigado pelos votos de um bom Natal. Desejo-lhe umas boas entradas.

um grande abraço
Luís Montalvão
Luís Montalvão a 30 de Dezembro de 2013 às 23:27

Saudações e um fraternal abraço, Luís Montalvão!

MAFLS
blogdaruanove a 16 de Janeiro de 2014 às 12:32

mais sobre mim
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12

16
18
20




pesquisar