Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Outubro 02 2010

 

Prato estampado a verde, sob o vidrado, com o motivo Chorão (Willow).

 

Tal como acontece com o motivo Estátua, o motivo Chorão apresenta estampas com diversas variantes de composição, quer na produção portuguesa, quer na produção estrangeira. Essas mesmas variantes podem ser constatadas na própria produção da FLS, como documenta uma análise comparada desta imagem e daquela que foi apresentada em http://mfls.blogs.sapo.pt/28145.html.

 

O prato aqui reproduzido ilustra todos os elementos considerados característicos do motivo inglês (Willow) original, o qual pretensamente narra os amores proibidos entre a filha de um mandarim e um jardineiro.

 

A partir do centro da decoração, e em espiral da esquerda para a direita, encontra-se o pavilhão onde a filha do mandarim foi encerrada, o pagode do mandarim, o pavilhão do jardim, uma vedação para separar os amantes, o chorão, a ponte onde se encontram as três personagens – a filha, o jardineiro e o pai que os persegue, o barco onde os dois primeiros escaparam, a ilha onde se refugiaram, a casa que foi incendiada e os dois amantes que renasceram das cinzas como aves.

 

Para alguma informação complementar sobre certos aspectos relacionados com este motivo pode consultar o seguinte texto: http://blogdaruaonze.blogs.sapo.pt/23504.html.

 

 

© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 13:09

mais sobre mim
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
13
15

19
21

25
27
29



pesquisar