Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Outubro 19 2016

 

O Museu de Cerâmica de Sacavém retomará a partir do próximo dia 22 de Outubro, sábado, pelas 15h00, a série de encontros mensais intitulada "À Conversa com...".

 

A conferência que dará o mote a esta nova conversa intitula-se A Azulejaria de Jorge Rey Colaço e será proferida por Cláudia Emanuel Franco dos Santos, que se encontra a realizar uma tese de doutoramento subordinada ao tema “Jorge Rey Colaço: Biografia, inventário azulejar e problemas de conservação (1868-1942)”.

 

Transcreve-se a nota bio-bibliográfica sobre Jorge Colaço que a autora forneceu ao MCS:

 

"JORGE COLAÇO nasceu em Tânger em 1868 e faleceu em 1942. Fez os estudos artísticos em Madrid e em Paris.

 

Em 1903, já em Lisboa começa a experimentar um novo suporte para as suas pinturas, o azulejo, dado que havia conhecido os Gilman, proprietários da Fábrica de Sacavém, o que lhe permite ensaiar o seu traço sobre um novo suporte. Em data incerta, Colaço vai trabalhar, para a fábrica de Sacavém e aí permanece até 1924. A partir desta data vai trabalhar para a Fábrica Lusitânia em Lisboa, em atelier independente da fábrica, tal como tinha acontecido em Sacavém e aí permanece até 1942.

 

O estudo da obra azulejar que tenho vindo a fazer abrange apenas Portugal, Açores e Madeira e permitiu inventariar cerca de 1000 painéis, em 116 locais diferentes.

 

Colaço pintava azulejo segundo a técnica tradicional, isto é sobre vidrado cru. Pintava também com a técnica da estampilha, da estamparia, da corda seca e terá ainda utilizado a técnica da serigrafia cerâmica, a quem se atribui, sem certeza, ser pioneiro. Pintou sobre chacota texturada, utilizou prateados, dourados, mas principalmente inovou. Colaço pintou painéis sobre vidrado já cozido!

 

Colaço num artigo que ele próprio escreve em 1933, refere ter como base essencial do seu trabalho um lema: Portugal. Pelas razões que o próprio invoca a temática da portugalidade é diversificada, desde cenas históricas, a cenas de carácter militar, cenas etnográficas (rurais e piscatórias), cenas religiosas, episódios da literatura de Camões e de outros autores … um manancial de temáticas a que uma imaginação criativa não ficou alheia.

 

Até ao ano de 1930, a expansão da rede ferroviária originou uma enorme renovação das antigas estações ferroviárias e Colaço foi o primeiro dos escolhidos para esta empreitada o que nos permite contemplar a bela Estação de S. Bento no Porto, com azulejos produzidos na Fábrica de Sacavém."

 

 

Painel azulejar da autoria de Jorge Colaço (1868-1942), ostentando a legenda Ecce Agnus (Eis o Cordeiro [do Senhor]), aplicado na fachada de uma vivenda em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras.

 

Apresenta ainda a assinatura manuscrita do artista, bem como indicação do local de manufactura, "Lisboa", e da data de conclusão, "11 / 6 / 925".

 

© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 21:01

Boa tarde. O meu nome é Angelina Costa e encontro-me na posse de várias peças da fábrica de loiças de Sacavém. O meu avô trabalhou na referida fábrica e estas peças passaram dele para o meu pai e agora para mim. Gostaria de saber como poderei avaliar estas peças e saber o seu real valor, pois tenho ouvido variadíssimas opiniões, desde um simples "não valem nada, eu livro-a desse lixo", até outros como " guarda bem que é um investimento". Todas elas têm um valor sentimental enorme e estão carregadas de recordações mas efectivamente a curiosidade sobrepõe-se. Posso dizer que algumas das peças são pratos, um jarro, um cavaleiro tauromáquicos, um campino a cavalo, varinas, etc. Agradeço desde já a atenção.
Anónimo a 30 de Outubro de 2016 às 11:20

Bom dia, Angelina Costa.

O MAFLS não efectua avaliações.

Contudo, se quiser enviar algumas fotografias referindo com precisão o estado das peças, para o endereço indicado no perfil, poderá receber opinião sobre sua a raridade.

Saudações.
blogdaruanove a 31 de Outubro de 2016 às 10:39

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