Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Março 05 2014

 

Prato fundo, de cozinha, com decoração floral, correspondente ao motivo 1102 A, aplicada sobre stencil (chapa recortada).

 

Este exemplar ilustra perfeitamente o maior problema da faiança utilitária – embora não apresente qualquer cabelo ou esbeiçadela, o prato foi acumulando estas inestéticas manchas apenas devido ao uso e à porosidade da pasta, a qual foi absorvendo líquidos e gorduras que se infiltraram através do craquelé desenvolvido no vidrado.

 

 

© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 21:01

Boa tarde, este prato é bonito e nunca tinha visto esta decoração. É pena estar manchado, mas a gordura sai se o prato for mergulhado em água oxigenada com um volume superior a aquela normal que se vende nos supermercados ou farmácias. O dono do prato que procure nas drogarias água oxigenada a 60vol. Cumpts.
HC a 7 de Março de 2014 às 16:51

Boa noite, HC.

Agradeço a sugestão, que certamente será útil não apenas à dona desta peça mas também a muitas das pessoas que consultam este espaço.

No entanto, refrearia a imediata adesão e entusiasmo de quem ler a sugestão, sublinhando que é necessário ter uma abordagem cuidadosa a estas práticas de restauração do aspecto original da pasta cerâmica, incluam elas água oxigenada, lixívia ou matérias gordas de origem láctea.

É fundamental saber qual a dosagem adequada e a proporção na diluição quer da água oxigenada quer da lixívia, a fim de evitar afectar a vitrificação da peça ou, quando estivermos perante uma peça decorada a esmalte e não simplesmente estampada, como esta, causar danos irreversíveis na sua decoração.

Saudações!

MAFLS

Boa noite, aprendi a técnica da água oxigenada a 60vol e tenho tido sorte, mas apenas tratando-se de sujidade e gordura. Porque se for queimado, será tempo perdido. É claro que devemos ter cuidado com o manuseamento porque a água a 60vol é muito forte. Não para a peça, mas para a pele. Não aconselho é o uso de lixívia porque entranha-se na peça e para além de estragar a pasta e bem provável que retire a pintura. Até hoje ainda não tive problemas com esta água a 60vol. Nem mesmo em peças com craquelê e cabelos. Cumpts.
HC a 7 de Março de 2014 às 23:14

mais sobre mim
Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
14

18
20

24
26
28



pesquisar