Depois de um período de conservadorismo e de eterno retorno a um revivalismo orientalizante, ocorrido entre as décadas de 1970 e 1990, a Vista Alegre tem vindo a prestar maior atenção, desde o final do século XX, ao design contemporâneo.
Diversificando a sua oferta de formatos e decorações na loiça doméstica e recorrendo a designers e artistas plásticos, nacionais e estrangeiros, para a criação de inovadoras e interessantes peças na loiça decorativa, a VA tem vindo a apostar, finalmente, num segmento de mercado que consolidou a imagem de marca e deu grande prestígio a outras fábricas de porcelana europeias, como a Rosenthal (http://www.rosenthal.de/) e a Villeroy & Boch (http://www.villeroy-boch.com/en/au/home.html).
Lançada em 2008, a colecção Artistas Contemporâneos, com edição numerada e limitada, apresentando normalmente entre 200 a 500 exemplares, já promoveu obras de Eduardo Nery (n. 1938), Joana Vasconcelos (n. 1971; cf. a sua taça La Tache aqui: http://mfls.blogs.sapo.pt/127933.html), Manuel João Vieira (n. 1962), Oscar Mariné (n. 1951) e Pedro Calapez (n. 1953).
A última peça editada nesta série, em Julho deste ano, foi a taça Copacabana, de Nadir Afonso (nascido a 4 de Dezembro de 1920), de que aqui se reproduz o exemplar número 396 de um total anunciado como sendo de 500.
Esta peça recebeu o seu título da pintura homónima, datada de 1955, que foi adaptada a esta forma cerâmica e aqui apresenta a inovação do complemento a ouro na própria composição geométrica.
O subtil trocadilho copa/taça, contido também no título e no formato desta peça, traduz uma nova aproximação do autor ao valor dos títulos na sua obra, uma vez que Nadir Afonso sempre defendeu serem os títulos meras formas de catalogar as suas obras, sem que qualquer outra leitura lhes devesse estar subjacente.
Ver as edições especiais da VA em: http://www.vistaalegreatlantis.com/peca.aspx/543/5ddot;50%20Tea%20Set%20(%C3%81lvaro%20Siza)/29/.
Detalhe de uma montra da loja Vista Alegre Atlantis, patente entre Julho e Setembro no Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa.
© MAFLS