Pequeno busto da actriz Marlene Dietrich (1901-1992), com cerca de 12 cm. de altura, em pasta marfim com decoração, na base e nos lábios, sobre o vidrado.
Na base circular, imitando os veios de pedras decorativas (mármore, ónix e outras) muito utilizadas nas bases das esculturas do período Art Déco, aparecem incisas as legendas Marlene, na frente, e Couraça [marca de produtos de perfumaria e beleza], no verso.
Embora a marca Couraça seja ainda recordada pela sua pasta dentífrica, concorrente da famosa pasta medicinal Couto, é provável que esta peça, hoje em dia extremamente rara, tenha sido criada para promover especificamente o perfume denominado Marlene (do qual se conhece publicidade datada de 1945).
Na exposição Portuguese Ceramics in the Art Deco Period, realizada nos E.U.A. em 2005, foi exibido um busto semelhante a este, em pasta azul e com decoração a dourado, mas sem qualquer marca, da colecção de Clive Gilbert (n. 1938).
Pela sua cor, tal busto é particularmente evocativo do papel de Marlene Dietrich no filme Der Blaue Angel (O Anjo Azul), realizado em 1930 por Josef von Sternberg (1894-1969).
Esse exemplar foi entretanto doado por Clive Gilbert ao Museu de Cerâmica de Sacavém, estando reproduzido no catálogo da exposição Porta Aberta às Memórias, segunda edição, realizada no MCS em 2009.
Sobre a marca Couraça ver o texto e as vinte e uma fotografias, dos arquivos digitais da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, disponíveis em: http://www.flickr.com/photos/biblarte/5342819186/in/photostream/.
© MAFLS