Grande escultura, com cerca de 18,8 x 33,8 x 13,4 cm., de um felino arrastando uma presa, aparentemente um exemplar do grupo dos antílopes, em grés com vidrado semi-mate de cor marfim. Década de 1960 ou 1970.
Este modelo corresponderá à peça que aparece referenciada na tabela de preços de Novembro de1945 sob o número 228 e a designação "Leão domando outro animal", com o preço de 141$00, para as peças coloridas sem ouro.
Já na tabela de Maio de 1951 esta peça aparece com o mesmo número sob a designação "Figura Leão domando uma Hidra [sic]", ao preço de 162$00 para "Côres Mates ou coloridos s/ ouro", não havendo já qualquer referência a este modelo nas tabelas de Maio de 1960 e Maio de 1979.
John Skeaping, Animal Drawing (1936; presente edição, 1949).
Embora não apresente qualquer assinatura visível, certamente devido à sua reprodução tardia a partir de moldes que não seriam os originais, esta é uma obra do desenhador e escultor inglês John Skeaping (1901-1980), conforme referido por MUONT (http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/2012/09/gazela-art-deco-reedicao-e-escultura.html#links).
Apesar de este exemplar não se encontrar numerado nem marcado, pode observar-se uma figura semelhante reproduzida na fotografia apresentada abaixo, que não se encontra datada mas será provavelmente de finais da década de 1960 ou princípios da década de 1970.
Contrariamente ao que seria de esperar, estas peças em grés, sem marca e com vidrado mate semelhante a este, ainda hoje aparecem com fequência nos antiquários e feiras de antiguidades. Não aparecem em quantidade, mas aparecem com frequência suficiente para não justificar os preços exorbitantes e especulativos que por vezes são pedidos.
© CDMJA/MCS
O facto de estas peças não se encontrarem marcadas e surgirem com esta frequência levanta ainda questões sobre a sua produção e comercialização. Estaremos perante exemplares produzidos no período de falência da FLS e destinados, de alguma forma, a indemnizar os trabalhadores por eventuais salários em atraso?
Uma questão a que apenas a história oral transmitida pelos antigos trabalhadores da FLS poderá responder.
Outras questões se colocam sobre a produção e circulação dos moldes de algumas destas peças de animais estilizados ao gosto Art Déco, como a de saber as razões que permitiram à Secla produzir, já neste século e pouco antes do seu encerramento, figuras exactamente iguais às da FLS.
Entre outras, sabe-se, como CMP* (http://ceramicamodernistaemportugal.blogspot.pt/) teve oportunidade de referir, que a Secla produziu uma figura de urso polar igual a esta – http://mfls.blogs.sapo.pt/19560.html, com vidrado brilhante cor de mel.
© MAFLS