Jarra em grés, com cerca de 24, 2 cm. de altura, da oficina francesa dos irmãos Mougin (Joseph, 1876-1961; Pierre, 1880-1955), cujo modelo foi concebido por Georges "Géo" Condé (1891-1980).
Condé desenvolveu um design figurativo estilizado com um traço muito caraterístico (http://mfls.blogs.sapo.pt/233410.html), sendo este exemplar uma peça muito invulgar na sua produção.
Combinando uma tonalidade de fundo que evoca o bronze, e as peças em metal do período Arts & Craft, com a influência do vidrado cristalino herdada de uma certa tradição Art Nouveau, apresenta no segmento superior uma decoração geometrizante que traduz alguma influência da arte africana no modernismo europeu.
Jarra, com cerca de 17 cm. de altura, apresentando design de Gaston Ventrillon (1897-1982) onde se destaca um friso de flores, frutos, borboleta e pássaro, na parte superior, e vidrado microcristalino na parte inferior.
Note-se como o hemisfério superior evoca, particularmente nesta tonalidade, os frisos de madeira exótica, na sua maioria com motivos florais esculpidos, que caracterizaram muito do mobiliário Art Déco produzido em Portugal nas décadas de 1930 e 1940.
Para uma versão desta jarra com uma combinação cromática mais ousada, veja-se o exemplar apresentado por MUONT: http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/search/label/Mougin.
Escultura animal de autor não identificado, com cerca 11,8 de cm. de altura e 34,4 cm. de comprimento, estilizada ao gosto Art Déco, apesar da predominância de linhas sinuosas e alongadas características do estilo Art Nouveau, representando uma doninha (Mustela nivalis).
Vejam-se algumas peças dos irmãos Mougin, que integram o acervo do Museu da Escola de Nancy, aqui: http://www.ecole-de-nancy.com/web/index.php?page=ceramique-mougin.
Informação mais desenvolvida sobre a fábrica Keller et Guérin, onde os irmãos Mougin tiveram uma oficina entre 1923 e 1933, e o trabalho de Geo Condé pode ser encontrada nos vários artigos publicados por MUONT, sobre este artista e as diversas fábricas em que colaborou, aqui: http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/search/label/Géo Condé.
© MAFLS