Conjunto da série Bébé apresentando uma caricatura, da autoria de Leonel Cardoso (1898-1987), das Irmãs Meireles.
Na senda internacional de vários outros grupos vocais femininos da época, as Irmãs Meireles foram das mais célebres vozes da rádio portuguesa e brasileira no período pós-guerra.
Este trio português, formado no Brasil e activo entre 1945 e 1950, integrava Cidália, Milita e Rosália. Cidália Meireles (1925-1972) haveria posteriormente de fazer carreira a solo, celebrizando-se também como fadista.
O sucesso destes grupos vocais femininos manteve-se ao longo da segunda metade do século XX, registando-se, inclusivé, a existência de um grupo intitulado The Royalettes (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Royalettes), nome agora retomado em Portugal, que teve grande sucesso durante a década de 1960 nos EUA .
As Irmãs Meireles
© http://ilustracaoportuguesa.tumblr.com/post/30167163890/irmas-meireles-1940s
No contexto da actual tendência revivalista, Gimba (pseudónimo do músico e compositor Eugénio Lopes, n. 1959) recriou em Portugal um grupo vocal feminino, as Royalettes (http://www.youtube.com/watch?v=pnttIaUa3OI), para o qual produz novos temas através de um registo musical muito próximo do daqueles famosos grupos femininos.
Fotografias da peça por Hector Castro, coleccionador e proprietário deste exemplar, a quem se agradece a cedência das imagens.
© MAFLS