Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Fevereiro 16 2010

 

Tal como a decoração do prato triangular modelo Arte Nova anteriormente apresentado surgia em várias peças contemporâneas, e em diferentes materiais, também o formato surgia em outros materiais que não a pasta cerâmica.

 

Apresentam-se aqui algumas peças em material plástico produzido pela fábrica UPLA, Fábrica Universal de Plásticos (desde 1997, Grandupla), da Marinha Grande, que evidenciam claras semelhanças entre os pires e o prato triangular da FLS. 

 

Chávenas similares a estas foram também produzidas em cerâmica pela FLS, conforme se pode verificar no volume I do catálogo Porta Aberta às Memórias (2008), publicado pelo MCS para acompanhar a exposição homónima. 

 

Aí se reproduz parte de um serviço de café e chá, com peças de formato idêntico, que pertenceu ao pintor de cerâmica da FLS Nuno Lopes (1920-1974), sendo a autoria do conjunto atribuída a Maria de Lourdes Castro (n. 1934).

 

Nestas peças, notem-se os pormenores de design particularmente adaptados à sua função – o vértice menos arredondado do pires, que permite que este fique ergonómica e eficazmente seguro entre os dedos polegar, indicador e médio, e o recorte das chávenas que permite a sua inclinação total, sem necessidade de, por sua vez, inclinar o pescoço para ingerir completamente o líquido, como acontece com a maioria das chávenas de café.

 

 

© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 21:01

mais sobre mim
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

15
17
19

21
23
25
27



pesquisar