Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Março 18 2010

 

Pequena jarra Carvalhinho, com pintura à mão e a stencil (chapa recortada).

 

Esta jarrinha surge na tabela de preços não datada que tem vindo a ser referida, sob o número 14, "Jarra lisa", ao preço de 4$00.

 

Durante as décadas de 1940 e 1950 a fábrica do Carvalhinho exportou quantidades apreciáveis da sua produção para os EUA, com particular destaque para os pratos recortados e pintados à mão.

 

Na Califórnia, onde esta faiança com policromia era  popular, a distribuição estava a cargo de importadores distintos dos da costa leste. Deste Estado conhece-se a existência de uma etiqueta autocolante oval, aplicada em peças Carvalhinho, com a seguinte legenda: Imported by / Spanish Treasures / San Juan Capistrano / California.

 

 

© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 21:01

Esta decoração me lembra um pouco a decoração típica da fábrica brasileira "Monte Sião", que foi copiada há 50 anos de uma peça portuguesa. Entretanto, a decoração copiada era feita à mão, sem estanhola ou "estampilha" (como normalmente chamam o stencil em portugal).
http://www.porcelanamontesiao.com.br/porcelana.html
Fábio Carvalho a 21 de Março de 2010 às 11:48

Em Portugal, a tradicional decoração floral conhecida como Monte Sinai, de que esta é uma variante, foi comum em diversas fábricas e oficinas dos séculos XVIII e XIX.
Originalmente pintada à mão, assim continuou a ser aplicada em várias fábricas na primeira metade do século XX, muitas vezes em conjunto com decoração executada em chapa recortada, como é o caso.
Entre outras, variantes da decoração Monte Sinai surgem durante o século XX em peças das regiões de Alcobaça e Coimbra, e de fábricas como a Carvalhinho, do Porto, e a Viúva Lamego e a Sant'Anna, de Lisboa.

Obrigado pela verdadeira aula!
O Engraçado é esta decoração ser conhecida por "Monte Sinai", e a fábrica brasileira se chamar "Monte Sião", por pura coincidência, pois este já era o nome da cidade onde a fábrica existe. E a decoração entrou na fábrica por pura casualidade; um cliente levou lá uma peça portuguesa, e pediu que a Porcelana Monte Sinai a copiasse. A decoração teve tamanho sucesso, que há décadas é a marca registrada da fábrica.
abs!

mais sobre mim
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

15
17
19

21
23
25
27

29
31


pesquisar