Manteigueira com tampa, de um serviço de chá formato Avenida, em pasta marfim decorada a azul e platina.
O formato Avenida constituiu um dos paradigmas máximos da estética Art Déco na produção de serviços de mesa da FLS. Correspondendo ao famoso formato Eve, desenvolvido no início da década de 1930 na fábrica inglesa Shelley, surge na tabela da FLS para 1938 mas já não consta da tabela para 1949.
Entre outras razões, é possível que este abandono da produção do formato esteja relacionado com questões ergonómicas das asas e com questões de equilíbrio das chávenas, as quais tendem a não manter o eixo horizontal quando se encontram cheias e estão apenas seguras pela asa entre o indicador e o polegar.
Na tabela de 1938, esta manteigueira, com a capacidade de 4 decilitros, vem indicada como sendo produzida nas pastas marfim, azul, ou verde e nas cinco classes existentes – I, Sem decoração; II, Decoração sem ouro; III, Decoração com ouro; IV, Decoração fantasia; V, Decoração extra.
Os preços aí indicados são os seguintes – Pasta Azul ou Verde: 12$75 para a classe I; 13$70, para a classe II; 15$20 para a classe III e 18$70 pra a classe IV, não se produzindo na classe V. Pasta Marfim: 11$00 para a classe I; 12$75 para a classe II; 13$10 para a classe III; 15$20 para a classe IV e 18$70 para a classe V.
O serviço completo, com 19 peças, constava de um bule, um açucareiro, uma leiteira, uma manteigueira, uma tigela de lavar, dois pratos de fatias e doze chávenas e pires. O conjunto vendia-se a 160$00 para a classe IV em pasta azul ou verde, o mesmo que custava o conjunto da classe V em pasta marfim.
© MAFLS