Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém

Novembro 14 2010

 

Pequena taça em faiança, decorada à mão sob o vidrado. 

 

Acompanhando as aproximações inovadoras que a fábrica Secla trouxera à cerâmica das Caldas da Rainha durante a década de 1950, a fábrica Belo desenvolveu decorações que se encontravam em plena sintonia com as novas tendências da cerâmica escandinava, e internacional, do pós-guerra, mantendo contudo uma inequívoca ligação aos formatos tradicionais.

 

Curiosamente, este constante esforço de actualização das fábricas das Caldas da Rainha veio a resultar num movimento exportador para a Escandinávia, durante a década de 1960, protagonizado pela produção cerâmica desta cidade mas também pela de Alcobaça.

 

Taça modelada e decorada por Stig Lindberg (1916-1982), para a fábrica sueca Gustavsberg.

 

Comparativamente à taça produzida pela fábrica Belo, nesta peça destaca-se o tratamento mais ousado e inovador da forma que, no entanto, apresenta uma intervenção decorativa muito semelhante à da peça portuguesa.

 

Stig Lindberg foi um mais criativos designers escandinavos do pós-guerra, transmitindo à produção cerâmica da fábrica Gustavsberg um novo alento. Tendo iniciado a sua carreira na empresa em 1937, enquanto pupilo de Wilhelm Kåge (1889-1960), Lindberg manteve-se ligado à mesma até 1980, ano em que decidiu criar um estúdio em Itália.

 

Lindberg ladeado por Kåge (à esquerda) e Friberg. Do álbum Beauty in the Making (1947).

 

Na sequência das inovações que Kåge havia introduzido nas décadas anteriores, a obra de Lindberg, em conjunto com a de Kåge e de Berndt Friberg (1899-1981), contribuiu para que a Gustavsberg se continuasse a manter na vanguarda do design e da produção cerâmica mundial.

 

Vejam-se duas peças de Kåge aqui: http://blogdaruaonze.blogs.sapo.pt/78448.html.

 

É muito pouco provável que a decoração da peça produzida na fábrica Belo seja semelhante à da peça sueca por simples acaso, parecendo evidente que esta seguiu a gramática decorativa desenvolvida por Lindberg. 

 

 

© MAFLS

publicado por blogdaruanove às 21:01

mais sobre mim
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12

16
18

22
24
26

30


pesquisar