Prato fundo (de sopa) com o motivo Estátua, estampado a verde sob o vidrado.
Conforme referido anteriormente, o motivo Estátua foi muito mais popular em Portugal do que em Inglaterra, onde era designado por Grecian Statue. Aliás, os diversos livros ingleses especializados em louça estampada dedicam tão pouco espaço a este motivo, e referem-se tão pouco ao mesmo, que apenas identificam a fábrica Wood & Brownfield como única produtora, ignorando ou desconhecendo a variante da empresa C. & J. Shaw, que já teve um exemplar aqui reproduzido (cf. http://mfls.blogs.sapo.pt/53402.html).
Como se sabe, o motivo Estátua é comum a várias fábricas portuguesas, reproduzindo quase todas elas variantes em que a estátua equestre apresenta um cavaleiro com o braço direito levantado. Mas os mais antigos motivos estampados da FLS, como este aqui reproduzido, apresentam uma gravura mais próxima das estampas originais inglesas, não surgindo o cavaleiro com o braço levantado.
Conhecem-se, contudo, antigos motivos da FLS, do mesmo período e com a mesma marca, que, apesar de manterem essa característica, apresentam outras variantes de vegetação e decoração no primeiro e segundo planos.
Convém também sublinhar que a variante da FLS com o cavaleiro de braço levantado não é assim tão tardia quanto se possa pensar, pois surgiu ainda no século XIX (cf. marca da Real Fábrica, sem as iniciais B. H. S. & C.ª, em http://mfls.blogs.sapo.pt/18908.html).
© MAFLS