Grande escultura de um gato, em faiança com vidrado brilhante transparente, apresentando a inscrição manuscrita a platina: Whit / 29.12.39.
As esculturas cerâmicas Art Déco representando animais estilizados tiveram grande projecção e sucesso no mercado a partir da década de 1920, embora na década anterior muitas das criações do famoso escultor Édouard-Marcel Sandoz (1881-1971) para a fábrica de porcelana de Théodore Haviland (Limoges, França; cf. http://www.haviland.fr/) já houvessem celebrizado essa tendência de estilização.
Dois exemplos, um açucareiro e uma leiteira, das diversas criações de E.- M. Sandoz para a fábrica Haviland.
Esta escultura com inscrição a platina constitui uma raridade na produção da FLS, visto que o texto de personalização foi inscrito manualmente sobre o vidrado de um exemplar da produção em série e depois levado ao forno na própria fábrica, resultando assim numa peça de encomenda que provavelmente será única.
Embora a peça não se encontre numerada, corresponderá ao número 217 da tabela de 1945, Figura de Gato, que custava 70$50 na versão colorida sem ouro, a única que então se anunciava.
Na tabela de 1951 esta figura anunciava-se em "côres mates ou coloridos s/ ouro", ao preço de 81$00, não constando já da tabela de 1960.
Como se pode verificar, não há registo de produção desta figura com decoração a ouro ou platina.
© MAFLS