Ampara-livros em grés com vidrado mate de cor marfim. Década de 1960 ou 1970.
Exemplo de mais um conjunto escultórico Art Déco comercializado em grés, décadas depois de ter sido lançado em faiança. Este exemplar, que não se encontra marcado como a generalidade destas peças em grés, apresenta contudo a assinatura Gilbert (embora quase imperceptível, cf. canto inferior esquerdo do exemplar reproduzido à esquerda).
Esta assinatura corresponde ao escultor e modelador cerâmico Donald Gilbert (1901-1961), sobrinho de Herbert Gilbert (1878-1962), que produziu inúmeros modelos para as fábricas inglesas Denby, Poole Pottery e Royal Doulton.
Segundo Clive Gilbert, o seu primo Donald modelou também, para além de diversos animais e ampara-livros, bases de candeeiros, cachepots e jarras para a FLS. É possível, assim, que a jarra com peixes em relevo, anteriormente reproduzida (http://mfls.blogs.sapo.pt/5103.html), seja da sua autoria.
Este conjunto encontra-se registado na tabela de 1945 sob o número 240, Ampara livros Pelicanos, ao preço de 88$00 para "Colorido s/ ouro". Na tabela de 1951 surge ao preço de 101$00, para "Côres Mates ou coloridos s/ ouro". Já não se encontra referido na tabela de 1960.
Conhece-se um outro conjunto destes ampara-livros em grés com vidrado mate, em tons de castanho-escuro e preto, o qual foi exibido conjuntamente com estas peças na exposição Portuguese Ceramics in the Art Deco Period, realizada em 2005 nos E.U.A.
© MAFLS